Harmonização Orofacial

1.jpg

A harmonização orofacial engloba uma série de procedimentos pouco invasivos que visam restabelecer o equilíbrio das estruturas orofacial, melhorando a função e a estética que possam ser afetados pelo tempo, seja em forma de tratamento e até preventiva.

Harmonização é um termo muito usado em diversas áreas e que está diretamente ligado ao equilíbrio. A harmonização orofacial tem como um de seus principais objetivos, devolver esse equilíbrio facial que o tempo ou alguma lesão veio a comprometer.

A harmonização orofacial consiste em um conjunto de procedimentos que visam restabelecer o equilíbrio da face, melhorar a qualidade dos tecidos e com a vantagem de ser pouco invasiva e reversível.

O que é Harmonização Orofacial?

É um conjunto de procedimentos realizados na face para correção de pequenas imperfeições ou para chegar numa beleza que o paciente procura no rosto sem a necessidade de passar por cirurgias muito extensas. Os procedimentos são personalizados e visam atender as necessidades de cada paciente, a partir da análise de sua face com a finalidade de trazer o equilíbrio, tornando-a mais harmônica e consequentemente, mais bonita.

Uma outra vantagem da harmonização orofacial consiste no fato de que esses procedimentos são reversíveis, e caso alguma mudança não esteja ao agrado, poderá ser revertida.


Quando a harmonização esta indicada?


A harmonização orofacial esta indicada para completar o tratamento odontológico, produzindo um resultado mais satisfatório. Não são raras as vezes em que para se chegar a um equilíbrio estético funcional-funcional satisfatório, os tecidos moles da região perioral necessitam ser trabalhados como complementação do tratamento odontológico de rotina. Ela também pode ser utilizada para atender as demandas estético-funcionais na face de cada indivíduo.

A harmonização orofacial pode ser realizada em qualquer momento da vida e seus efeitos tendem a ser preventivos e cumulativos.

Quem pode realizar a Harmonização Orofacial?

O tratamento pode ser realizado na grande maioria das pessoas e uma consulta inicial irá determinar se existe algum impedimento para a realização dos procedimentos. Nessa avaliação, será realizada uma boa anamnese e mapeadas as estruturais faciais para melhor atender às necessidades individuais, principalmente algumas estruturas chave do rosto, como nariz, boca, olhos e queixo.

 

De posse dessas informações, seu dentista irá traçar o plano de tratamento que melhor atenda as suas necessidades.

Não existe idade certa para iniciar os procedimentos de harmonização orofacial, você poderá alcanças diversos objetivos em cada etapa de vida.

Existem diversos procedimentos que podem ser empregados para conferir os resultados esperados, assim como diversos produtos e técnicas que podem ser usadas de forma isolada ou combinadas.

Harmonização Orofacial em Homens

A harmonização orofacial se popularizou entre as mulheres, mas não é um procedimento exclusivo a elas. Os homens cada vez mais buscam por melhorar sua aparência estética, principalmente no rosto, elevando sua autoestima.


O rosto masculino mais desejado atualmente, apresenta um contorno bem definido e marcante, conferindo um aspecto viril.

A harmonização não é coisa de mulher. Homens também se beneficiam muito dos procedimentos de harmonização, melhorando seus traços masculinos e conferindo uma aparência de maior virilidade. Existem diversas técnicas que podem ser trabalhadas para acentuar esses traços e nossos especialistas poderão te orientar sobre eles.

Por isso, as técnicas para definição da mandíbula, mento e nariz estão super em alta para quem deseja mudar o formato do seu rosto. A harmonização facial masculina procura ressaltar características do rosto masculino, tornando-os mais proeminentes e harmônicos com as demais partes da face.

Não raramente, os homens se olham no espelho e desejariam que determinada parte do rosto tivesse um maior destaque, agora nós tornamos isso possível.

A harmonização facial neles se completa com a aplicação da toxina botulínica. A toxina visa diminuir a presença das rugas periorbitais — os temidos pés de galinha — minimiza e/ou melhora o aspecto das linhas e rugas de expressão, assim como evita o surgimento das rugas na glabela.

 

Toxina Botulínica

Os tratamentos com a toxina botulínica tornaram-se muito populares como tratamento na redução de rugas e rejuvenescimento do rosto envelhecido.

 

Os efeitos são apenas temporários e duram alguns meses, mas as injeções podem ser feitas rapidamente, não requerem tempo de recuperação e não são tão complicadas quanto muitos outros procedimentos cosméticos na face.

A toxina botulínica é uma proteína produzida pelas bactérias Clostridium botulinum. Quando uma pequena quantidade de toxicina botulínica é injetada no músculo, ele bloqueia os sinais nervosos que dizem aos músculos para contrair. O resultado disso é que enfraquece ou paralisa temporariamente os músculos faciais e suaviza ou elimina rugas na pele por alguns meses.


Por isso além de eliminar rugas que aparecem durante a expressão, ou até rugas fixas, a aplicação da toxina botulínica é capaz de prevenir a formação de novas rugas.


Além de conhecido efeito estético, a toxina botulínica possui efeitos terapêuticos importantes. Pode ainda ser utilizada no tratamento de sorriso com muita exposição de gengiva (sorriso gengival), sem a necessidade de procedimentos cirúrgicos.


Aplicações também são indicadas no tratamento de doenças como bruxismo, apertamento dos dentes e dores tensionais. As injeções de Botox® leva apenas alguns poucos  minutos para ser aplicada.

Como a toxina botulínica funciona?

A toxina botulínica é uma neurotoxina, mas apesar do nome, quando usada de forma adequada não apresenta riscos à saúde. 

Para contrair os músculos, os nervos liberam um mensageiro químico chamado acetilcolina na junção onde as terminações nervosas encontram as células musculares. A acetilcolina se liga aos receptores das células musculares e faz com que as células se contraiam ou encurtem.

As injeções de toxina botulínica impedem a liberação de acetilcolina, que impede a contração das células musculares, e consequentemente a formação das rugas.

Esse impedimento da contração muscular é temporário e totalmente reversível, não deixando assim alterações permanentes.

As rugas faciais são linhas de expressão que são consequência do envelhecimento natural do indivíduo, mas que podem ser agravadas por certos hábitos durante a rotina. As rugas surgem e se aprofundam na pele com o passar do tempo, devido à perda de colágeno, elastina, ácido hialurônico entre outros componentes da pele.

A toxina reduz a contração muscular anormal, permitindo que os músculos se tornem menos rígidos. Ao reduzir a contração muscular, a formação das rugas dinâmicas ou de expressão é eliminada, conferindo um aspecto mais jovial.

2.jpg

O Botox® tem um efeito rápido e alguns poucos dias depois da aplicação, os efeitos passam a ser visíveis. A aplicação da toxina botulínica é um procedimento simples, mas precisa ser feito por um profissional qualificado, que possa atingir os resultados que você tanto almeja, sem deixar aquele rosto inexpressivo.

Quando começam os efeitos da toxina botulínica?

 

Os efeitos começam a surgir alguns dias após a aplicação, sendo bastante visíveis em média uma semana após a aplicação, chegando ao pico e, torno de 2 semanas quando uma consulta de reavaliação geralmente é agendada e, se necessário, algum retoque é realizado.

 

Os efeitos duram meses e podem variar de 4-8 meses. Isso irá depender das atividades do indivíduo e do seu próprio metabolismo. Pessoas que praticam atividade física intensa e com metabolismo mais elevado, tendem a ter um efeito mais curto de duração. Após este período, uma nova sessão pode ser realizada.

A aplicação da toxina botulínica dói?

As aplicações são pouco doloridas, mas uma vantagem de vir realizar o tratamento no INCOM, é que esse desconforto que é pequeno, conosco ele é quase zero.

Como especialistas em face, dispomos de técnicas avançadas de anestesia da face, o que tornam essas sessões indolores.

Não é raro o depoimento de pessoas que desistiram de realizar o tratamento por receio do desconforto.

 

No INCOM, você irá desfrutar de um procedimento tranquilo, mudando radicalmente sua opinião sobre esses procedimentos e com a satisfação de um resultado que viu pouquíssimas vezes antes. 

Renove sua aparência com um mínimo de desconforto.

 

Preenchimento com Ácido Hialurônico

O ácido hialurônico é uma substância naturalmente produzida pelo organismo, contudo, após os 25 anos a sua produção pelo organismo começa a diminuir, deixando a pele flácida e sem sustentação. Devido a isso, os efeitos do envelhecimento passam a aparecer, como a formação de rugas, bolsas e linhas de expressão. No lado positivo, o ácido hialurônico pode ser utilizado para o preenchimento de rugas, correção de irregularidades, assimetrias, atrofia pela falta de dentes e para o aumento de volume, como por exemplo, dos lábios, nariz, malar, mento (queixo).

 

O ácido hialurônico pode ser administrado em diversas consistências, que podem melhorar o volume de uma determinada área, como também redefinir/melhorar o contorno de uma determinada região (lábio). Além de aumentar o volume da região, a aplicação melhora a flexibilidade e tonicidade da pele.

O preenchimento com ácido hialurônico é uma técnica excepcional para definir contornos e dar volume a regiões que você gostaria de definir melhor.

2.jpg

O preenchimento com ácido hialurônico proporciona o recontorno de estruturas faciais, mascarando uma região que não te agrada ou evidenciando uma área que você considere pouco atrativa. Além disso, o preenchimento pode funcionar como um parâmetro de previsão para definição de uma possível cirurgia plástica.

O uso de preenchedores de ácido hialurônico irá proporcionar uma remodelação de um determinado órgão ou estrutura, deixando-o com aquela aparência que você deseja.

Pode ser usado para recontorno do nariz, ganhar projeção do mento, do malar, do ângulo da mandíbula e disfarçar olheiras e rugas fixas.

Possui a vantagem de ser um procedimento reversível, além de melhorar a hidratação da pele na região aplicada.

 

A durabilidade pode ser considera da de média a longa, dependendo do material e local aplicado. Além  disso, melhora a hidratação da pele na região aplicada.

Uma outra técnica que dispomos são os bioestimuladores de colágeno, que melhoram a aparência e qualidade da pele, deixando ela mais firme e jovial.

Outra ferramenta importante que dispomos é a bioestimulação do colágeno, que promove uma pele mais viçosa, com menos flacidez e mais firmeza. Os bioestimuladores são ativos que estimulam a produção do colágeno, resultando em um efeito rejuvenescedor, natural e progressivo.

 

Eles promovem uma leve reação inflamatória na derme, fazendo com que os nossos fibroblastos (células responsáveis pela produção de colágeno) se ativem e produzam novas fibras que dão sustentação à pele.

Resultados e duração dos preenchedores

 

Os resultados são quase instantâneos, observando resultados finais em até 2 semanas após o procedimento, com efeito que pode durar até 12 meses, dependendo da área tratada e do metabolismo de cada pessoa.

Procedimentos de preenchimento sem dor

 

Muita gente fica com receio de realizar os procedimentos estéticos por acreditar que são dolorosos. No INCOM, nós trabalhamos com profissionais capacitados e treinados em anestesia por bloqueio da face, possibilitando procedimentos com bastante conforto e sem dores.

 

Lifting Facial através de Fios de Sustentação

Com o passar do tempo, nosso corpo envelhece e a pele sofre bastante nesse processo.

 

A perda da firmeza da pele é uma consequência natural do passar dos anos, como parte do envelhecimento do indivíduo. Infelizmente, o envelhecimento trás consigo algumas reações indesejadas, como a flacidez facial, que deixa com um ar mais cansado e que muitas vezes não corresponde à forma como os pacientes se sentem.

1.jpg

Uma das consequências do envelhecimento , é a flacidez da pele da face, que deixa o rosto co aspecto caído, cansado e envelhecido.

A flacidez pode ser combatida com os fios de sustentação

Se o seu rosto aparenta estar flácido, uma das soluções mais interessantes para combater essa aparência são os fios de sustentação para o rosto, que promovem um efeito de levantamento dos tecidos (lifting) e estimulam a produção de colágeno.

2.jpg

Os fios de sustentação ajudam nos casos de pele flácida, suavizando rufas e sulcos profundos.

No rosto jovem, a camada de gordura e músculos faciais são firmemente ancorados à estrutura óssea, tracionam a pele para cima, garantido volume, contorno, e formato suave da face, além de uma pele lisa, sem rugas ou pregas profundas.

 

Já no rosto envelhecido, a camada de gordura é reduzida, levando a uma perda do tônus muscular e da elasticidade da pele.

 

Como consequência disso, ocorre a perda de sustentação dos tecidos, o que leva a um reposicionamento destes tecidos  para baixo e para dentro do rosto.

 

A pele se torna seca e áspera, sem brilho, enrugada. Essas rugas e sulcos profundos podem causar um efeito cansado e envelhecido na face, como a presença do sulco nasogeniano pronunciado (bigode – chinês) e da boca de marionete.

Nesses casos em que essa aparência da face demonstra essa flacidez, os fios de sustentação são uma saída favorável e eficaz na sustentação da pele, reposicionando-a em seu local anterior e rejuvenescendo-a através da indução da síntese de novo colágeno.

Do que são feitos os Fios de Sustentação e como funcionam?

 

O Fio de Sustentação é composto de ácido polilático, um polímero completamente reabsorvível, biocompatível aos tecidos humanos, biodegradável e resistente. Ou seja, ele é reabsorvido, não provoca reação alérgica, não é rejeitado pelo organismo e é resistente a grandes tensões. O fio de ácido polilático permanece intacto por até dois anos enquanto é absorvido pelo organismo.

3.png

Os fios de sustentação são a melhor alternativa para combater os efeitos da flacidez cutânea .decorrente do envelhecimento.

Os fios de sustentação espiculados podem ser utilizados em diferentes regiões da face, tendo um efeito de suspensão ou tracionamento dos tecidos, também conhecido como lifting facial.

Também podem ser utilizados fios lisos, que possuem boa capacidade de sustentação e síntese de colágeno, rejuvenescendo a pele  e ajudando na hidratação, conferindo uma aparência mais jovial e viçosa. 

No lifting facial, as estruturas da face são tracionadas e os fios estimulam a formação de novas fibras de colágeno. O fio é implantado na camada de gordura profunda, e os fios se prendem firmemente aos tecidos abaixo da pele. Por isso, a face volta a se erguer e a desafiar a gravidade. Além disso, o ácido polilático faz a estimulação da produção de colágeno, melhorando o volume e rejuvenescendo-a.

Como é o resultado dos Fios de Sustentação?

O resultado é rápido e pode ser percebido logo após o procedimento, mas ele ficará totalmente visível entre duas e três semanas após a realização do lifting facial através de fios de sustentação, porém, os melhores resultados surgem entre 60 a 90 dias, devido ao estímulo à produção de colágeno na região.

Skinboosters

 

Skinbooster é um ácido hialurônico mais fluido que tem a função de revitalizar a pele e estimular a produção de colágeno.

 

Indicado tanto para homens e mulheres de qualquer faixa etária, seja com pele  jovem ou madura, mas que tenha indicação para uso.

O skinbooster é aplicado através de injeções e que visa melhorar a condição geral da pele induzindo a síntese de colágeno.

O resultado é uma pele mais firme e viçosa, podendo ser indicado em diversas vezes como um procedimento preparatório para peles que ficaram um tempo sem cuidado e que irão ser submetidas a um tratamento estético de harmonização.

O skinbooster, como o próprio nome já diz, visa dar aquele upgrade na pele, induzindo a produção de colágeno e melhorando a qualidade e firmeza da pele de forma geral.

Para que é o skinbooster é indicado?

 

Para pessoas que querem melhorar a aparência e estrutura da pele, como por exemplo, pele com cicatriz de acne superficial ou danificada pelo sol e outros agentes externos, ressecadas, com pequenas e finas linhas de expressão, pele sem brilho.

skinbooster.png

Pequenas injeções na derme de skinbooster irão atrair água, promovendo uma hidratação profunda da pele.

Como funciona o skinbooster?

 

O skinbooster é administrado através de injeções na derme (camada intermediária da pele). A solução do skinbooster atrai e mantém as moléculas de água ao seu redor e, com isso, consegue formar um reservatório hídrico de longa duração, promovendo o aumento da firmeza, da maciez e do viço da pele.


O tratamento com Skinboosters atua na reestruturação da derme, onde se localizam as fibras elásticas e colágenas da pele melhorando sua qualidade, através de sua ação de hidratação profunda. Isso resulta em uma maior suavidade, elasticidade e firmeza da pele, conferindo uma melhora da estrutura e de sua aparência como um todo.
 

Resultado e duração do skinbooster?

 

O resultado ocorre de forma gradual, dependendo do tipo de pele, necessidade, resposta após cada sessão e de quais produtos são utilizados e das áreas tratadas.


Pode associar o skinbooster com outros tratamentos estéticos?


Sim! O tratamento com Skinboosters pode ser combinado com outros procedimentos como preenchimento, microagulhamento, peeling e laser. Mas é importante sempre avisar o profissional do tratamento que está realizando no momento e se está fazendo uso de produtos tópicos ou orais.


O tratamento com skinboosters é seguro, eficaz e minimamente invasivo. No INCOM, você ainda tem a vantagem de que eles são realizados sob anestesia, e portanto, totalmente indolores.

Bichectomia

 

A bichectomia consiste na retirada das bolas de gordura presentes nas bochechas abaixo das maçãs do rosto, chamadas de bola de Bichat.


É um tecido gorduroso cujo volume pouco varia com a oscilação de peso, por isso que mesmo pessoas apresentando peso ideal ou próximo disto, podem ter o rosto redondo e as bochechas aumentadas decorrentes de uma bola de Bichat grande.

1.png

A gordura da bola de Bichat fica localizada próxima da região das bochechas e quando exageradas, podem causar um efeito de arredondamento do rosto.

Em algumas pessoas, devido ao formato do rosto, essas bolas de gordura ficam ainda mais salientes, dando a impressão de um rosto redondo ou inchado.

bichectomia.png

A bichectomia ajuda na definição das maçãs dos rosta e da mandíbula, deixando uma aparência mais magra.

A técnica, que já vem sendo adotada por muitas celebridades no  Brasil e no mundo inteiro, estima-se que a bichectomia é capaz de afinar a espessura da face em até 70%, deixando-a com uma aparência mais magra.

A cirurgia faz com que as maçãs do rosto e a linha da mandíbula fiquem realçadas causando uma aparência estética bastante agradável, sem interferir no processo de envelhecimento e firmeza da pele.

Lipo de Papada

 

Considerada uma das principais vilãs da aparência facial feminina, a papada é um verdadeiro tormento para os mais vaidosos, já que prejudica o contorno da face, produzindo um aspecto de desleixo e envelhecimento.


A “papada” ou “queixo duplo“, pode ser uma das principais causas de insatisfação estética facial. Algumas pessoas com o passar dos anos, ou com histórico de ganho e / ou perda de peso pronunciado, tendem a acumular gordura embaixo do queixo, manifestando uma perda do contorno mandibular, e consequentemente desequilíbrio na harmonia facial.

O procedimento é feito com ácido deoxicólico e é minimamente invasivo, seguro e de custo acessível.

 

O ácido deoxicólico é uma substância química que ajuda a destruir as células de gordura, também conhecidas por adipócitos, estimulando uma resposta inflamatória pelo organismo, que vai ajudar a eliminar os resíduos celulares e os pedaços de gordura da região.

 

Como as células de gordura são destruídas, menos quantidade de gordura vai se acumular neste local e os resultados são visíveis cerca de 30 dias depois, no entanto, mais de uma sessão normalmente é necessária.

A papada, essa gordura que fica logo abaixo do queixo é um dos grandes vilões na estética facial.

Como é feita a Lipo de Papada Enzimática?

 

A técnica consiste no mapeamento e demarcação das áreas com excesso de gordura abaixo da região submentual (abaixo do queixo), definindo os pontos para aplicação subcutânea através da injeção com agulha muito fina, depositando pequenos volumes da substância de acordo com a necessidade do paciente. A substância atuará no local destruindo as células de gordura através da quebra da membrana celular, onde o organismo irá eliminar a gordura de forma natural através das vias metabólicas normais.

papada.png

A lipo de papada ajuda na definição da região da mandíbula e pescoço, conferindo um aspecto mais magro e longilíneo.

Quantas aplicações são necessárias na Lipo de Papada?

 

No mínimo duas sessões, com intervalo de 3 a 4 semanas são necessárias para alcançar o resultado desejado e garantir a eficácia do procedimento estético.

 

O tempo é importante para avaliação da área e preparação para uma nova sessão, que em alguns casos pode chegar até seis, no caso de pacientes com maior quantidade de gordura.

Os resultados são avaliados de forma progressiva, até que os melhores efeitos sejam atingidos. Procedimentos adicionais podem ser executados para ajudar na reabsorção da gordura e firmeza da pele que estava distendida. 

 

Microagulhamento

O microagulhamento é um procedimento que consiste na realização de microperfurações da pele com uso de instrumentos específicos (finas agulhas metálicas) e que agem de forma mais localizada, produzindo um efeito limitado apenas a área tratada.

 

Através dessas microperfurações, são aplicadas diferentes substâncias que serão melhor absorvidas, produzindo assim um feito terapêutico desejado nesta área da pele.

No microagulhamento, instrumentos específicos são utilizados para realizar microperfurações e facilitar a administração de substâncias com finalidade terapêutica.

Quais as indicações do Microagulhamento?

 

O microagulhamento pode ser utilizado em diversas situações específicas, como no tratamento de cicatrizes de acne, disfarçar ou remover manchas, rugas, melasma, linhas de expressão da pele.

2.jpg
3.jpg

O microagulhamento pode colaborar para o tratamento de diversas alterações da pele, como nas alterações de cores  e nas cicatrizes de acne. 

O que o Microagulhamento faz na pele?

O microagulhamento induz a síntese de colágeno e de outras fibras naturais na pele, promovendo sua regeneração. Nós utilizamos uma caneta elétrica, que é menos traumática, mais confortável e apresenta resultados mais previsíveis. O microagulhamento leva a indução percutânea de colágeno, melhorando a absorção de ativos para a pele e atenuando os sinais de envelhecimento.


A técnica é minimamente invasiva, na qual o procedimento é realizado com creme anestésico ou bloqueio anestésico profundo. Além de substâncias farmacológicas, trabalhamos com biomateriais derivados do próprio sangue do paciente, como o PRF (Plasma Rico em Fibrina). Quando é associado ao PRF, o efeito do microagulhamento é ainda melhor e mais eficaz. O resultado será uma pele mais hidratada, sedosa, macia, com mais firmeza e elasticidade, isto é, mais jovem e evitando desta forma a formação das rugas e linhas de expressões.


O processo de obtenção do PRF consiste na coleta de sangue do próprio paciente e posteriormente colocado em uma centrífuga para separar as plaquetas e fibrinas das células vermelhas do sangue. Com isso obtemos o Plasma Rico em Fibrina que contém também diversos fatores de crescimento e células com alto poder de cicatrização e bioestimulação.