Contato.png

Odontologia Digital

 

Com o avanço da era digital todas as áreas evoluíram e uma delas foi a Odontologia. Muito tem se falado sobre o futuro da Odontologia e suas condutas, pois a cada dia surgem novas soluções e tecnologias para facilitar a vida dos dentistas e também dos pacientes. E é neste cenário que surge a Odontologia Digital.

A Odontologia Digital tem mostrado eficácia e relevância como solução para diversos tratamentos, através de ferramentas virtuais, que tornam a experiência do paciente no consultório mais agradável, maior previsibilidade e precisão para o tratamento, além de eliminar o desconforto dos pacientes com os métodos tradicionais.

 

O que é a Odontologia Digital?

Com o avanço da tecnologia e sua incorporação na Odontologia, métodos tradicionais de obtenção de dados dos pacientes como as moldagens e modelos de gesso, são gradativamente substituídos por modelos digitais, oriundos principalmente de dados de escaneamento tridimensional (3D) e tomografia computadorizada.

Quais são as vantagens da Odontologia Digital?

Uma das principais vantagens estão na precisão e na possibilidade de simulação de diversas possibilidades de tratamento no computador, antes que que qualquer procedimento invasivo no paciente seja realizado.

odontologia-digital-circle.jpg

A digitalização na Odontologia veio para ficar. É impossível ficar fora desse mundo e conseguir entregar resultados com a mesma qualidade, precisão e agilidade quando comparados as técnicas convencionais.

Como os procedimentos tendem a ser automatizados, muitos dos erros humanos são minimizados nessas etapas. Com isso, eles também acabam sendo mais eficientes e precisos, por causa do detalhamento da captação de imagens pelos equipamentos, o que leva a redução dos erros.

 

Além disso, é possível simular em computador os resultados que terão com os tratamentos. Dessa maneira, fica mais fácil identificar possíveis tratamentos e intervenções que trariam os melhores resultados. Essa simulação também serve para que os pacientes possam visualizar e compreender melhor os procedimentos que serão feitos e ajudar na escolha da tomada de decisão.

Como funciona o fluxo digital na Odontologia?

Geralmente esse processo constitui em três etapas:

  • Etapa 1 – Captura e digitalização das informações

As informações dos pacientes são coletadas através de dados clínicos do paciente,  câmeras fotográficas são utilizadas para obtenção de imagens e vídeo, scanners intra orais e tomografias computarizadas.

  • Etapa 2 – Planejamento em software de computador

Essas informações são então lidas em softwares específicos, que são programas de computados especificamente desenvolvidos para cada necessidade específica do paciente. Esses programas são destinados para a confecção desde restaurações, laminados e coroas, até guias cirúrgicos e alinhadores ortodônticos. Sendo assim, após a captura das informações, é hora do profissional projetar/desenhar os aparatos necessários para o tratamento.

 

Nesta etapa já é possível apresentar ao paciente todo o diagnóstico dos casos, o pr que dele apresentar determinadas alterações, assim como mostra uma simulação do seu resultado final, o que ajuda muito em sua tomada de decisão na escolha do tratamento.

  • Etapa 3 – Processo de fresagem ou impressão 3D

Depois de aprovado o projeto feito no software, esse projeto digital será transformado em um produto real. Isso pode ser feito através de duas tecnologias diferentes: a fresagem (é uma forma subtrativa, em que o profissional escolhe um bloco maciço de material que será colocado na fresadora e reduzido até que reste só o elemento projetado) e a  impressão 3D (é uma forma aditiva, em que o produto é criado sobre um modelo de polímero).

No INCOM, possuímos uma série de software odontológicos que vão desde a gestão do consultório e organização de prontuários, até de diagnóstico e tratamento.

Aqui nós temos uma solução digital que irá se adequar a cada uma de suas necessidades.

unnamed.png

Conheça algumas de nossas ferramentas digitais

 

NemoFAB

O NemoFAB é um programa líder de mercado que tem levado a odontologia um passo à frente. Ele é um software para cirurgia ortognática e ortodontia: com protocolos de diagnóstico e tratamento usado mundialmente e projetado por um dos maiores cirurgiões bucomaxilo do mundo.

 
NemoFAB.png

Todas as nossas cirurgias ortognáticas são planejadas e avaliadas virtualmente, sempre procurando o melhor diagnóstico e tratamento.

O software NemoFAB é uma ferramenta completa para o diagnóstico e tratamento das deformidades faciais,  incluindo análise dos tecidos moles, análise das vias aéreas e da mordida (FAB).

 

Os métodos e protocolos da FAB são baseados em 40 anos de experiência na execução e planejamentos de cirurgia e ortodontia, proporcionando ao cirurgião buco maxilo os melhores cuidados para o paciente. 

O software FAB inclui os seguintes módulos - formulários FAB, análise de fotos, geração de registros, orientação por volume, design de osteotomia, diagnóstico e tratamento 2D, diagnóstico / tratamento cefalométrico 3D e design / exportação de malhas.

Benefícios

Controle total do cirurgião, que executa o software com a ajuda mínima necessária ou nenhuma. O controle do cirurgião é a chave para um atendimento excelente. O software tem um protocolo preciso e completo testado por especialistas internacionais. Funciona como uma excelente ferramenta de comunicação com o paciente e o cirurgião em todas as fases: diagnóstico e planejamento do tratamento em Cirurgia Ortognática.

3Shape Dental System

A Odontologia digital não é mais uma ideia para o futuro, e o INCOM tornou ela uma realidade para você.

 

Agora mais do que nunca, as clínicas e os laboratórios de prótese dentária que não adotarem a digitalização, ficarão para trás. Com o lançamento deste 3Shape Dental System, o INCOM garantiu uma solução de CAD/CAM que seja rápida, precisa, confiável e de futuro garantido. A inovação nunca pára e o 3Shape Dental System possibilita uma ampla variedade de fluxos de trabalho para tratamento, oferecendo o maior pacote de ferramentas digitais e bibliotecas para melhorar o atendimento de nossos pacientes.

Algumas dessas funções:

  • Um rápido e sólido mecanismo para a criação de coroas e estruturas protéticas

O projeto de coroas e estruturas permanece uma das principais necessidades da odontologia  e com ele temos a disposição uma poderosas ferramenta e excelente fluxos de trabalho para o aumento da produtividade e alto valor estético de todos os tipos de restaurações – mesmo se você estiver projetando coroas unitárias ou reconstruções completas.

 

  • Articulador virtual

Função e ajuste excelentes com posicionamento realista do articulador, permitem uma análise profunda e precisa dos movimentos mandibulares e da relação dos dentes em função. Essa ferramenta permite que os projetos de coroas dentárias sejam analisados não apenas em termo de posição no arco, mas também simular suas funções virtualmente, com o correto estabelecimento de guias no articulador virtual no software e com isso replicar o movimento físico real, com isso, reduz-se bastante a possibilidade de ajustes posteriores na boca do paciente.

Com esta ferramenta, o INCOM tem a capacidade de criar projetos de sorrisos de alto valor estético, que se adequa a característica de cada paciente. O INCOM fornece uma nova, e poderosa, solução para a criação rápida e fácil de projetos de sorrisos em 2D e a capacidade de combinar com precisão as fotos em 2D com os projetos em 3D. Tornando-se possível aos pacientes experimentar seu novo sorriso antes do tratamento final, criando uma réplica de modelo e uma matriz com base no projeto.

Uma das ferramentas que utilizamos é o Implant Studio que permite o planejamento da posição ideal dos implantes de trás para frente, ou seja, planejamos a posição da coroa final para só depois posicionarmos adequadamente os implantes dentários.

 

No INCOM, nossas cirurgias de implantes são realizadas com guias cirúrgicos produzidos digitalmente, oferecendo assim maior precisão e cirurgias menos traumáticas e rápidas.

 

Este tipo de serviço ajuda na fabricação da restauração completa do implante, que é facilmente produzido utilizando as informações de planejamento nos fluxos de trabalho padrão dos projetos no Dental System.

guia_cirúrgico.png

Nosso implantes dentários são realizados com planejamento reverso e cirurgia guiada na maioria dos casos, aumentando a precisão e reduzindo o trauma cirúrgico.

Planejamento de Implante orientado pela prótese é sem dúvida uma grande vantagem, o que otimiza o número de implantes dentários usados para cada reabilitação. Ferramentas para comunicação direta permitem compartilhar rapidamente e confirmar os resultados de seu planejamento conosco. Nossos guias cirúrgicos são planejados neste software e produzidos localmente com nossa impressora 3D.

  • Ortho System Premium

A Ortodontia está mudando e esse futuro já chegou no INCOM. Atualmente, menos de 3% dos dentistas utilizam o fluxo digital em sua rotina. Por isso, dispomos de um software para laboratório ortodôntico que possui um conjunto completo de ferramentas digitais e fluxos de trabalho. Desde escaneamentos compartilhados pela nuvem a diagnósticos digitais, plano de tratamento e produção, nossa solução digital para Ortodontia permite maximizar a eficiência e a experiência de passar por este tratamento.   

Nele, combinamos os dados das tomografias (TC/TCFC), escaneamentos, raio-x panorâmica, traçados cefalométricos e fotos com modelos de estudo digital para a análise das formas dos arcos, overjet/overbite, proporção de Bolton, oclusão e espaços. Aproveitamos da previsibilidade digital para estabelecer nosso plano de tratamento e a conectividade perfeita para as comunicações sobre os tratamentos.

Nós estamos aptos ainda a projetar qualquer tipo de aparelho ortodôntico, criando alinhadores ortodônticos, moldeiras para colagem indireta, placas, protetores noturnos, retentores removíveis, bandas personalizadas de metal, barras linguais, expansores palatinos e dispositivos para protrusão mandibular, como blocos duplos, aparelhos do tipo Herbst e muito mais, tudo isso com o Ortho System Premium.

 

Dolphin 3D

Dolphin 3D é uma ferramenta poderosa que o INCOM dispõe para a análise e planejamento d epacientes que vão ser submetidos a avaliação ortodôntica e a cirurgia ortognática. Nele são feitos  o processamento de dados em 3D, permitindo que possamos a partir de uma ampla variedade de ferramentas diagnosticar, planejar os tratamentos e documentar os casos. Dolphin 3D permite a visualização e análise da anatomia craniofacial a partir de dados produzidos por tomografia computadorizada (CBCT), MRI, CT médica e sistemas de câmeras faciais 3D.

O software Dolphin 3D já é amplamente utilizado por institutos de pesquisa/ensino e práticas privadas em todo o mundo. Possui ferramentas para manipulação e análise de conjuntos de dados volumétricos na tela e assim como o NemoFAB, podemos simular os resultados para o paciente antes mesmo que este seja submetido ao tratamento cirúrgico.

No Dolphin 3D podemos medir distâncias e ângulos em 3D; projetar a própria análise em 3D ou em 2D (software de rastreamento Dolphin Ceph necessárias para a análise 2D). Analisar as vias aéreas, traçando uma borda em torno de sua parte selecionada da verificação volumétrica; o programa irá preencher automaticamente e exibir todo o espaço aéreo dentro dessa fronteira, em seguida, apresentar um relatório dizendo que o volume de espaço aéreo em milímetros cúbicos. Ele também irá localizar, exibir e medir, em milímetros quadrados, o local de maior estreitamento das vias aéreas.

 

inLAB 19

Outro software à nossa disposição é o inLab CAM 19.0, que nos fornece processos de produção ainda mais eficientes. Pela primeira vez, o inLab CAM 19.0 contém uma ferramenta de análise que garante um alto nível de confiabilidade, fornecendo uma simulação de produção que visualiza a produção final, com base no posicionamento e configuração da ferramenta. A espessura das paredes dos dentes também podem ser testada antes do processamento.

Com a  integração perfeita do sistema inLab com a transferência automática de dados ou a importação de dados abertos: independentemente de qual base de dados CAD é usada, o software CAM inLab possui um sistema de consulta inteligente e guia o usuário com segurança pelo processo de fabricação, dependendo do tipo de restauração. Além disso, a interface estendida de informações de construção validada com exocad® permite que os dados de restauração sejam importados para o software CAM inLab pela primeira vez em um formato compatível.

Exocad Matera 2.3

 

No INCOM, não abrimos mão da tecnologia. Apesar de dispormos de vários software de planejamento e design, outro que faz parte da nossa lista vem da IDS, a principal comerciante global de negócios odontológicos em Colônia, Alemanha está mais uma vez sobre nós.

 

Nesta nossa plataforma DentalCAD, novos níveis de confiabilidade, usabilidade e interoperabilidade foram alcançados.

 

Nesse novo exocad podemos fazer um verdadeiro sorriso em projeto CAD para o planejamento estético de última geração.

 

capa-velocidade-3dcmed2.png

No INCOM, sempre haverá uma alternativa digital para ajudar a oferecer o melhor tratamento possível.

O Smile Creator Virtual permite o fácil desenho de um sorriso, economizando tempo e com maior previsibilidade de restaurações altamente estéticas, combinando fotos de pacientes, contornos, e situações 3D. Ferramentas 2D simples podem ser usadas para editar as formas dos dentes, enquanto o resultado 3D é visualizado em tempo real a partir de diferentes ângulos. A vantagem é claro: resultados estéticos e funcionais altamente previsíveis.

E para que tudo isso?

 

No INCOM, nosso objetivo é oferecer o que há de melhor em termo de tecnologia e qualidade de tratamento. Nossos profissionais utilizam a melhor tecnologia do mundo e continuam se aperfeiçoando para melhorar a experiência do paciente, previsibilidade dos tratamentos, atendendo de acordo com a nossa missão:

“Nossa missão é oferecer excelência dentro do que a Cirurgia Buco-Maxilo-Facial e a Odontologia tem a oferecer, sempre buscando satisfazer as expectativas dos nossos pacientes, proporcionando resultados de altíssima qualidade e utilizando tecnologia de ponta aliada a uma educação continuada de toda a nossa equipe.”

Impressão 3D em Odontologia

 

Poucos segmentos da impressão 3D tiveram um avanço tão grande nos últimos dois anos quanto o da odontologia. Neste período, os equipamentos evoluíram de forma significativa, novos materiais altamente específicos tornaram-se disponíveis para os profissionais da odontologia.

2.jpg

A impressão 3D possibilita que objetos criados virtualmente sejam confeccionados de forma física com extrema precisão, possibilitando tratamentos cada vez mais complexos.

Essa tendência já está há algum tempo revolucionando a odontologia moderna, possibilitando planejar os tratamentos e fazer próteses, guias, moldes e outras peças essenciais para os procedimentos clínicos e cirúrgicos da odontologia.


Depois de obtidos os modelos digitalizados do paciente, diversos ferramentas podem ser utilizadas facilitar o diagnóstico ou realizar tratamentos de forma extremamente precisa.

 

Com a impressão 3D, esses modelos poderão ser criados fisicamente, assim como próteses dentárias, guias cirúrgicos, placas de mordida, modelos ortodônticos para confecção de alinhadores que copiam fielmente todas as peças do seu formato original para um encaixe preciso.

Na Cirurgia Buco-Maxilo-Facial e Implantodontia, podem ser confeccionados guias cirúrgicos, biomodelos em tamanho real, possibilitando um planejamento e execução com precisão micrométrica.

 

A vantagem desse estudo prévio é em aumentar a segurança (evitando erros durante o procedimento), melhorar o resultado final e otimizando tempo operatório.

 


Possibilita também a fabricação de alinhadores ortodônticos personalizados, que aumentam o conforto na etapa de alinhamento dos dentes do paciente.

 

No INCOM utilizamos o que há de mais moderno para oferecer o melhor, mais preciso e eficiente em termos de tratamento que a odontologia contemporânea pode oferecer.

1.jpg

Piezocirurgia

 

Estamos em uma nova era da odontologia na qual se busca as técnicas menos invasivas, visando o conforto e uma melhor recuperação dos pacientes. Desta forma, surge uma nova alternativa para cirurgias óssea, a cirurgia piezo-elétrica (realizada com instrumentos ultrassônicos).

piezo.png

No INCOM, a piezocirurgia é uma realidade ao alcance de todos e em consultório odontológico. A piezocirurgia proporciona menor trauma cirúrgico e maior segurança a procedimentos delicados.

Esse novo conceito consiste em uma cirurgia avançada que emprega vibrações ultrassônicas para promover os cortes necessários no osso, visando uma melhor preservação de tecidos moles, como gengivas, nervos, membranas e vasos sanguíneos.

O sistema chamado Piezosurgery®, foi desenvolvido na Itália cuja principal vantagem é que, uma vez em contato com tecidos moles, o dispositivo ativo de corte cessa sua atividade, visando preservar a integridade de vasos e nervos.

Uma vez que não lesa tecidos moles, o dispositivo reduz sensivelmente o sangramento durante as intervenções cirúrgicas, melhorando a visibilidade durante o procedimento e diminuindo fenômenos inflamatórios indesejáveis, como edema e dor. A piezocirurgia apresenta grandes vantagens na Cirurgia Ortognática, Implantodontia e cirurgia da ATM.

 

O INCOM está sempre procurando oferecer o que há de melhor, por este motivo coloca à disposição de seus pacientes essa nova tecnologia do PIEZOSURGERY!

Nós visamos o sucesso de nossos procedimentos cirúrgicos e a satisfação de seus pacientes!!!

CJEGS-2014-02-10-15-49-14-204.jpg

Dispomos do moderno Acteon Piezotome 2 para cirurgias delicadas.

Escaner Intraoral

A odontologia tem evoluído de forma muito rápida e se integrado ao mundo digital de forma irreversível. Desta forma, é fundamental se integrar a novas tecnologias na prática diária, auxiliando num diagnóstico mais preciso, tornando os tratamentos mais previsíveis e melhorando a efetividade dos resultados.

 

O que é e quais as principais vantagens do escaneamento intraoral?

O design e a fabricação assistidos por computador, a tomada de impressões digitais, a radiologia em 3D, a cirurgia guiada e os objetos conectados são todos usados diariamente em consultórios Odontológicos e laboratórios de próteses dentárias.

 

Um item fundamental para a execução destes processos está no escaneamento 3D das arcadas dentárias.


O escanear intraoral é um dispositivo que permite realizar impressões digitais em 3D da boca de um indivíduo.

1.jpg

O INCOM está equipado com o scanner intraoral da Carestream, possibilitando uma série de tratamentos digitalizados a seus pacientes.

Este procedimento geralmente é feito antes do paciente iniciar um tratamento seja ele na ortodontia, implantodontia, cirurgia, estética, reabilitação protética e muitas outras.

 

Podemos citar pelo menos 2 grandes benefícios do uso do escaneamento dentário para o paciente:

    1. Evita o método clássico de moldagem, o que para muitas pessoas é desconfortável ou desagradável, pois produz náuseas e uma sensação de sufocamento que podem causar certo desconforto nos pacientes;

    2. Seu papel é fundamental em tratamentos Ortodônticos e Cirúrgicos que necessitam de uma boa análise tridimensional das estruturas orais. Ele é imprescindível na criação de alinhadores ortodônticos (Invisalign, por exemplo), pois permite a realização da moldagem digital do paciente com a precisão necessária para a confecção destes dispositivos.

2.jpg

Dentre os recursos que dispomos no INCOM, está a fabricação local de alinhadores, deste a aquisição inicial dos dados até a entrega final.

Em outras palavras, o escaneamento intraoral oferece velocidade, eficiência, armazenamento de dados e transferência dos mesmos por meio digital, assim como boa aceitação dos pacientes, redução das distorções, pré-visualização em 3D dos preparos e potencial custo-benefício pela economia de tempo.

Laser Terapêutico

 

O laser é uma luz amplificada (luz pura) que apresenta características próprias, atuando em inúmeras áreas de modo pontual. Eles emitem determinado tipo de energia, desencadeando um efeito desejado sobre um tecido onde o mesmo está sendo aplicado.

3.jpg

O laser transfere energia para as células em forma de luz, ajudando no controle da dor e da inflamação e favorecendo a reparação tecidual.

O laser possui propriedades terapêuticas importantes como as regenerativas, anti-inflamatórias e analgésicas. Também agem na promoção de um aumento na microcirculação local, na circulação linfática, proliferação de células epiteliais e fibroblastos, assim como aumento da síntese de colágeno.

 

Estão indicados no alívio da dor, como um favorecedor da reparação tecidual, e na redução do edema e inflamação associado a procedimentos cirúrgicos ou doenças inflamatórias.

O laser apresenta um papel fundamental no tratamento e prevenção de complicações orais associados ao tratamento do câncer.

Sua principal indicação são os quadros patológicos em que se deseja obter melhor qualidade e maior rapidez do processo de reparação tecidual (quadros de pós-operatório, reparação de tecido mole, ósseo e nervoso), quadros de edema instalado (onde se busca uma mediação do processo inflamatório), ou nos quadros de dor (crônicas e agudas).