Buscar
  • Dr. Andre Ribeiro

Clareamento dental: O que é? Como é feito? Caseiro x Consultório

Atualizado: Abr 16





Quando falamos ou sorrimos os dentes estarão à mostra e funcionarão como nosso cartão de visitas. Muitas pessoas ficam incomodadas com os seus próprios dentes, pois, muitas das vezes estão amarelados ou até mesmo com machas e sonham ter dentes brancos para poder sorrir melhor.



Um sorriso bonito eleva a autoestima, mas infelizmente o contrário também poderá destruir a autoconfiança e comprometer as relações sociais e profissionais. Recuperar um belo sorriso é possível na odontologia moderna, e uma das formas de fazermos isso é através do clareamento dental, onde o dentista utiliza um gel clareador, que quando está em contato com os dentes ajuda a quebrar e remover moléculas que estão pigmentadas, alterando a coloração dos dentes e permitindo que sejam branqueados, conferindo a aparência tanto desejada.


Quais são os tipos de clareamentos que existem?


São eles: clareamento caseiro, clareamento no consultório e o clareamento interno.


A estética bucal e a sua importância para a autoestima



A busca pela aparência ideal está diretamente ligada à beleza do sorriso e estética dentária, o clareamento dental é uma das ferramentas mais importantes na mão do dentista. Com o passar do tempo, seja pelo envelhecimento e maior deposição de dentina ou pigmentação externa, os dentes naturais tendem a ficar amarelados, e acabam por “entregar” a idade da pessoa. O clareamento dental pode ajudar a reverter o efeito de amarelamento dos dentes e devolvê-los a uma coloração mais branca e jovial, propiciando uma sensação de bem-estar e recuperando a autoestima permitindo que a pessoa se sinta melhor ao conversar, sorrir e bater fotos sem ter que recorrer a efeitos e filtros de aplicativos.


Quem pode realizar o clareamento dental?


Para quem deseja realizar o procedimento de clareamento é necessário que a cavidade bucal esteja em bom estado de saúde, por isso, é imprescindível que seja feita uma avaliação prévia com seu dentista. As contraindicações são para as pessoas que possuem cáries, que tenham alguma lesão dentária, doenças periodontais e que estejam grávidas, menores de 15 anos, alérgicos ao clareador, entre outros.


A Dra. Naama Alves alerta para os riscos das pessoas adquirirem produtos na internet que prometem dentes brancos da noite para o dia. Na realidade, a maioria desses produtos são nocivos aos dentes e gengiva e podem gerar sérios problemas bucais. O clareamento dental é um procedimento odontológico sério e ideal que esteja sob orientação do seu dentista.


O que pode manchar os dentes após o clareamento?


Alimentos com corantes como refrigerantes, molhos vermelhos, vinho, café e o consumo de cigarros, são alguns dos grandes influenciadores que causam manchas nos dentes.


Clareamento caseiro ou clareamento no consultório?


O clareamento caseiro é realizado com o uso de uma moldeira de silicone que é feita sob medida pelo dentista e é carregada com um gel clareador específico. O tempo de uso do gel clareador depende da concentração indicada pelo seu dentista, podendo variar 2-3 horas, mas passível de ser usado durante toda a noite em algumas situações. O importante é que você esteja bem orientado em relação ao tipo de gel, concentração, tempo de uso e moldeira adequada. Esta categoria de clareamento é mais longa do que os que são realizados em consultório.


No clareamento no consultório, o dentista utiliza um gel clareador com maior concentração, pois, utiliza de uma barreira que protege a gengiva e realiza a aplicação do gel por cerca de 1 hora, sendo muito mais rápido do que o realizado em casa. No consultório, os efeitos colaterais são melhor controlados pelo dentista, sendo o método preferencial indicado pela maioria dos profissionais.


A Dra. Naama considera um dos maiores desafios no clareamento dentário é atingir a coloração ideal e evitar a sensibilidade dentária. Para isso ela utiliza de vários métodos com desensibilizante, aplicação de laser, e até procedimentos restauradores prévios.

A sensibilidade dentária é um grande limitador do clareamento dentário, este tema já foi abordado em um dos nossos blogs. No INCOM você encontra a orientação necessária para realizar seus procedimentos com qualidade e segurança, maximizando seus objetivos e tendo a sua saúde em primeiro lugar. Venha conhecer nossos procedimentos e profissionais, tendo a certeza de que no INCOM, você será sempre a nossa prioridade.

Posts recentes

Ver tudo