Buscar
  • Dr. Andre Ribeiro

Dentes sensíveis tem solução?

Atualizado: Abr 16




A sensibilidade dos dentes incomoda a vida de muitas pessoas, causando grande desconforto e limitando as possibilidades de aproveitar as coisas boas da vida, como um bom sorvete numa tarde quente ou uma cerveja gelada numa reunião entre amigos.


O grande problema por trás disso tudo é que o dente não sabe reconhecer os diferentes estímulos externos, e qualquer coisa que o estimule ele reconhece como dor.


A sensibilidade do dente pode aparecer por conta do problema de retração gengival, que pode ocorrer desde a uma falha na técnica de escovação dos dentes até problemas de ordem traumática e desenvolvimento de lesões não cariosas em virtude do mau encaixe dos dentes como observados nas maloclusões.



A sensibilidade dentária ocorre quando a dentina fica exposta, ativando assim os n


ervos da polpa do dente e causando a dor que conhecemos como a sensibilidade de dente.


Outro problema que pode criar a sensibilidade no dente é a cárie, ela também pode chegar até a dentina, para que isso não ocorra, escove sempre os dentes após as refeições e utilize o fio dental.


Outra forma de desgaste dentário e que pode deixar a dentina exposta está associada ao consumo de alimentos e bebidas ácidas.


Uma restauração antiga e infiltrada ou quebrada pode ser a causa de uma sensibilidade nos dentes, por isso, é muito importante procurar a ajuda de um profissional para que ele oriente sobre como realizar o tratamento correto para restaurar esse dente e eliminar a sensibilidade.


Caso eu tenha sensibilidade nos dentes, como posso amenizar?


Uma das formas de amenizar a sensibilidade dos dentes é utilizar um creme dental específico para este fim. No entanto, essa solução tende a ser passageira e em pouco tempo, a sensibilidade retorna. O ideal é que você consulte seu dentista, somente ele poderá realizar o diagnóstico correto e tomar as medidas necessárias para acabar de uma vez por todas com esta sensibilidade.


Procure evitar consumir alimentos e bebidas acidas, assim você conseguirá amenizar a sensibilidade de seus dentes.


Uma escova macia, também pode auxiliar nesse processo e lembre-se de nunca escovar com força os seus dentes, você pode machucar não apenas os dentes, mas também a gengiva.


Essa e outras formas podem auxiliar para amenizar o incomodo na hora de tomar algo gelado ou comer algum alimento quente, é de extrema importância que siga as recomendações do seu dentista.


Então, como posso prevenir a sensibilidade nos dentes?


A melhor forma de prevenir será sempre procurando o seu dentista a fim de identificar as causas da sensibilidade. Uma séria de alterações bucais pode levar à sensibilidade dentária, que podem incluir as recessões da gengiva, lesões cervicais não cariosas como na abfração, presença de trincas e fissuras profundas, restaurações ou cáries extensas.


A Dra. Naama Sousa, é especialista em dentística restauradora e odontologia estética, e ela informa que cada uma dessas condições pode necessitar de tratamentos específicos, que podem envolver mudanças de hábitos, troca ou novas restaurações, tratamento periodontal, tratamento de canal, uso de aparelho, enfim uma série de condutas que somente o seu dentista será capaz de orientar e executar.


Enquanto você ainda não conseguiu seu profissional adequado, tente reduzir o consumo de alimentos ou bebidas que provoquem a sensibilidade e tente adaptar seus alimentos e escovação para aqueles que não causem tanto desconforto enquanto você procura a ajuda necessária.


A Dra. Naama afirma que sensibilidade tem solução, basta que você encontre a ajuda, orientação e tenha o comprometimento necessário com seu tratamento, para que você possa rapidamente voltar a usufruir das coisas boas da vida sem que seus dentes venham a penaliza-los por isso. Volte a sorrir e aproveitar a vida, conte com o apoio do INCOM para este suporte necessário.

0 visualização0 comentário