Buscar
  • Dr. Andre Ribeiro

Você sabe qual é a diferença entre o botox e o preenchimento?

Atualizado: Abr 16



Atualmente existem diversos tratamentos que prometem melhorar a aparência da face e harmonizar sua aparência, ajudando no rejuvenescimento e melhorando a autoestima do paciente.

Os tratamentos mais conhecidos é o botox e o preenchimento facial, apesar de serem utilizados para melhorar a estética, os seus objetivos são bem diferenciados. O botox têm como principal objetivo em reduzir a contração muscular e com isso diminuir as rugas de expressão, enquanto o preenchimento tem o objetivo de aumentar o volume de uma determinada região melhorando a definição, projeção e repondo o volume perdido com o tempo.


O que é o botox?


O Botox é um dos nomes comerciais mais conhecidos de uma substância chamada toxina botulínica tipo A. A toxina botulínica é uma neurotoxina produzida pela bactéria Clostridium botulinum que bloqueia a ação da acetilcolina, principal substância da contração muscular. Quando aplicada na musculatura, provoca a paralisia temporária desta musculatura. Na face, a contração da musculatura é responsável pela formação das rugas e as aplicações de toxina botulínica causam o desaparecimento ou suavização dessas rugas resultando em efeito rejuvenescedor.



Quando a toxina botulínica é aplicada irá relaxar a região injetada, impedindo desta forma que linhas de expressão se formem, deixando a pele lisinha. Os resultados começam a ser notados entre 24 e 48 horas após o procedimento, atingindo seu pico em torno de 2 semanas e podendo até durar 6 meses.


Além de tratar as rugas de expressão, aplicação de toxina botulínica possui efeito a longo prazo na prevenção de formação de novas rugas e linhas de expressões que aparecem conforme ocorre a movimentação dos músculos faciais.


A aplicação da toxina botulínica pode ser realizada no adulto jovem, mais geralmente indicada a partir dos 30 anos, podendo também ser utilizado em pacientes com sinais de envelhecimento precoce.



Além dos efeitos estéticos, a toxina botulínica pode ser usada de forma terapêutica nos casos de disfunção temporomandibular, no sorriso gengival, na paralisia facial e uma séria de distonias musculares na face e no corpo.


O que é o preenchimento facial?


O preenchimento facial é realizado através de injeções de uma substância chamada de ácido hialurônico. Diferentemente da toxina botulínica, o preenchimento visa alterar o volume e contorno de uma determinada área e nada tem a ver com paralisia da musculatura. De fato, o preenchimento facial e a toxina botulínica são substâncias que se complementam na harmonização facial, tratando e prevenindo as rugas de expressão (toxina botulínica) e remodelando regiões que perderam volume em virtude do envelhecimento ou até mesmo modificando a aparência inicial (preenchedor). Um exemplo dessa sinergia é a aplicação de preenchedores para o tratamento de rugas estáticas, aquelas que não respondem com a aplicação da toxina botulínica.


Existem diferente tipos de preenchedores que irão diferenciar na concentração e áreas de aplicação. Os preenchedores podem ser utilizados em diversas regiões da face, sendo as mais comuns dela nos lábios, definindo contorno e volumizando, bigode chinês, boca de marionete, nariz, malar, mandíbula, mento, olheiras entre muitas outras.



A Dra. Naama Alves, expõe que tanto a da toxina botulínica quanto os preenchedores são ferramentas fundamentais na harmonização da face e umas das principais que mais utiliza em seus pacientes. O fato é que existem uma série de procedimentos estéticos que podem ser utilizados para rejuvenescer e aprimorar a estética do paciente e em sua avaliação são definidos quais os procedimentos indicados e que venham a atender as necessidades de seus pacientes.



Ela ainda conta que dispõe de um grande rol de produtos e técnicas para a melhora da pele e estimulação de colágeno, que quando utilizados de forma racional, trazem aquela satisfação no paciente e sensação de bem-estar.


Se você busca enfrentar os efeitos do tempo e manter-se jovem e bela por mais tempo, converse com um especialista como aqueles que você encontra no INCOM e faça com que cada ruga que apresentou no passado se torne mais um motivo para sorrir hoje.

1 visualização0 comentário