Buscar
  • Dr. Andre Ribeiro

Você sabe o que são implantes dentários?

Atualizado: Abr 16




Os implantes dentários são parafusos de titânio e são utilizados para reabilitar dentes ao substituir as raízes dentárias perdidas, seja de um único dente ou vários dentes. Ele é dividido em 2 processos, o primeiro é o implante dentário, que é o parafuso metálico que

é instalado no osso, e o segundo é a prótese dentária que são coroas, partes visíveis dos dentes, que são fixadas no implante que realizará o papel da parte superior do dente.


Como funciona o implante dentário?


Primeiramente é necessário realizar uma avaliação inicial, para que assim seja investigado o caso e assim propor um tratamento correto, após esse processo é necessário realizar exames, definir o planejamento clínico-cirúrgico e por fim a realização do tratamento.


Tempo de duração da colocação do implante dentário


A duração do tratamento é bastante variável, desde casos que são realizados implantes imediatos e o paciente pode ter o dente removido, o implante instalado junto com um dente provisório no mesmo dia, assim como casos que requerem uma reconstrução óssea e poderão necessitar de um tempo total de 1 ano até a reabilitação final.


Quanto custa um implante dentário?


Assim como o tempo pode variar bastante, o preço também é bastante variável, pois depende da necessidade ou não de enxertos ósseos, tipo de implante, tipo de reabilitação protética. Alguns fatores que podem influenciar o custo do tratamento, desde os citados anteriormente, quanto aqueles relacionados aos materiais cirúrgicos, cirurgião, protesista e do tipo de reabilitação. O valor também pode ser influenciado pela região geográfica em que o paciente se encontra, pela clínica e as possíveis complicações durante o procedimento. É possível encontrar preços de implante dentário que vão de R$ 800,00 a 30 mil reais, dependendo do caso. Para saber isso, é importante passar por uma consulta e realizar os exames necessários para a avaliação.


Qual é o público-alvo para a realização do implante dentário?


Para a realização do implante dentário é necessário que haja um dente perdido ou venha a se perder e que a pessoa que for realizar este procedimento esteja com a saúde controlada. Existem algumas contraindicações em termos de idade, como os pacientes em fase de crescimento e aqueles de idade avançada que possuem alguma doença muito incapacitante.


Algumas doenças ósseas como a osteoporose e alguns medicamentos usados no tratamento podem influenciar os resultados do implante dentário, mas seu dentista saberá orientar você nesse processo. O Dr. André Ribeiro, é um Cirurgião Buco-Maxilo-Facial, ele diz que “a maioria das doenças sistêmicas podem ser controladas a ponto de permitir que o tratamento com implantes dentais seja viável, excetuando as extremamente graves”.


O implante dentário dói?


Não. A cirurgia de instalação de implantes pode, e deve, ser indolor, proporcionando assim o máximo de conforto para o paciente. O Dr. André explica que “usa em suas cirurgias guias cirúrgicos produzidos em computador, que proporcionam rapidez, precisão e podem até dispensar cortes na gengiva para a instalação dos implantes”. A cirurgia guiada é planejada em programas específicos e um guia cirúrgico é impresso em impressora 3D, reproduzindo com exatidão o planejamento feito em computador.



Nos casos em que reconstruções ósseas ou planejamentos complexos são necessários, o pós-operatório pode ser um pouco mais desconfortável, mas ainda assim as dores podem ser controladas pelo seu cirurgião.


Quais os benefícios do implante dentário


Mais conforto para o usuário, boa adaptação estética e funcional, maior eficiência mastigatória, dentes estáveis, não há necessidade de desgastes de dentes vizinhos, além de ajudar a evitar o envelhecimento precoce da face, entre outros. Se você estiver interessado e queira saber um pouco mais sobre implantes dentários, visite nossa página no endereço para mais informações ou agende uma consulta com nossos especialistas.

0 visualização0 comentário