Implantes Dentários

1.jpg

O implante dentário é uma espécie de  parafuso de titânio que  é colocado no osso cirurgicamente  e que será integrado ao osso após um determinado período, servindo de suporte para próteses dentárias.

Implantes dentários são parafusos de titânio que são usados como substitutos das raízes dos dentes e sobre os quais serão confeccionadas próteses de diversos tipos.

Os implantes dentários são posicionados cirurgicamente dentro do osso maxilar, logo abaixo da gengiva e podem necessitar de um período de 4 a 8 meses de cicatrização dentro do osso (chamado de ósseointegração), para que possam receber as próteses definitivas.

 

Em situações favoráveis, os implantes podem ser reabilitados quase que imediatamente com uma coroa dentária (prótese) de transição que é encaixada, de forma a equilibrar a função mastigatória do paciente sem a necessidade de espera pela osseointegração. Esse procedimento é chamado de carga imediata.

No INCOM, que é uma clínica especializada em cirurgia na cidade de Belém, trabalhamos com ambas as possibilidades de implantes dentários.

 

No entanto, o que irá determinar a possibilidade de uma carga imediata ou não sobre o implante dentário é o tipo de osso em que foi instalado e o tipo de prótese que foi planejada para o paciente.


Uma vez colocados e osseointegrados, os implantes dentários permitem ao dentista montar dentes substitutos sobre eles. Por serem integrados ao osso, os implantes oferecem um suporte estável e bastante estético para os dentes artificiais.


Muitos pacientes que possuem próteses ou dentaduras parciais ou totais, se queixam da estabilidade delas. Não raramente, essas próteses se deslocam durante a mastigação ou fala, gerando uma série de situações desagradáveis para o paciente. Dentaduras ou próteses parciais/totais e próteses fixas montadas sobre implantes não escorregarão nem mudarão de posição na boca, um grande benefício durante a alimentação ou a fala.


Esta condição é uma vantagem essencial para as dentaduras parciais e coroas individuais colocadas sobre implantes, que proporcionam uma situação mais natural do que pontes ou dentaduras convencionais. Um grande vantagem das próteses sobre implantes, é que não é necessário desgastar ou preparar dentes para servir de pilar ou apoio de outros tipos de próteses.

3.jpg

Conforto, estética e estabilidade são benefícios essenciais oferecidos pelas próteses sobre implantes.

Os implantes dentários são a melhor forma de reabilitação de dentes perdidos, conferindo estética, função e conforto aos pacientes. Nada mais de próteses frouxas e caindo, assim como desgastar dentes bons para serirem de pilares para próteses fixas.

Muitos pacientes que por diversos motivos tiveram seus dentes perdidos no passado, contam hoje com uma possibilidade de reabilitar seus dentes, permitindo que melhorem sua mastigação e recuperem sua autoestima.

Antes do procedimento, é feita uma minuciosa avaliação diagnóstica da cavidade bucal, por meio de exames de tomografia computadorizada e escaneamento oral, dando ao cirurgião uma visão ampla e detalhada das condições dos tecidos ósseos e moles da região a ser reabilitada. A colocação do implante de titânio é feita com anestesia local, num procedimento rápido e indolor.


No INCOM, trabalhamos com planejamento reverso e cirurgia guiada, garantindo assim um posicionamento ideal do implante e do futuro dente. Esse processo consiste em começarmos o planejamento de trás para frente, estabelecendo o dente na posição ideal, para a seguir posicionarmos o implante de acordo com a posição ideal desse dente. 


Para garantir que os implantes serão instalados no local planejado, é confeccionado um guia cirúrgico em um programa de computador específico e altamente preciso, no qual será criado um guia que será impresso em uma impressora 3D. Todo esse processo é feito no INCOM e será demonstrado a você em momento oportuno.

Planejamento reverso e cirurgia guiada é rotina no INCOM.

A cirurgia para instalação dos implantes dentários é um procedimento cirúrgico simples, mas que requer um planejamento e execução minuciosos.

Não são raros os casos em que impantes são instalados e depois não podem ser reabilitados pois foram instalados em local inapropriado.

No INCOM, por sermos especialistas na instalação de implantes dentários em Belém, a cirurgia é planejada de trás para frente.

 

Primeiro estabelecemos o tipo de prótese a ser instalada no paciente, para então planejar e instalar os implantes com uso de guia cirúrgico. Isso aumenta a segurança e reduz o trauma cirúrgico, com cirurgias menos invasivas.

Os implantes dentários podem únicos ou múltiplos e serem reabilitados de forma a receber um ou mais coroas (dentes) por implantes. As opções protéticas devem ser avaliadas antes da instalação dos implantes, maximizando assim os benefícios desse tipo de procedimento.

6.jpg

Implante dentário com prótese unitária, um dos procedimentos mais comuns na implantodontia moderna.

Prótese do tipo protocolo sobre 04 implantes dentários (all on four) para mandíbula.

O que preciso para realizar implantes dentários?

 

A instalação dos implantes dentários requer uma quantidade em altura e espessura de osso adequados, além de uma gengiva saudável. A ausência de osso ou gengiva não é um impedimento definitivo e pode ser resolvido através da regeneração tecidual.

 

Em termos ósseos, a reconstrução pode ser feita antes ou mesmo durante a instalação dos implantes. A falta de gengiva adequada pode ser tratada com um enxerto de gengiva retirado do próprio paciente ou através de outros tipos de enxerto.

 

Na maioria dos casos, utilizamos substitutos ósseos que promovem uma regeneração óssea previsível e eficiente, sem a necessidade de uma cirurgia extra na área doadora.

3.jpg

Cirurgia de levantamento do seio maxilar para instalação de implantes dentários. Com as técnicas de regeneração óssea guiada, áreas que não poderiam receber implantes, devido à falta de osso agora podem ser reconstruídas.

4.jpg

As reconstruções ósseas na mandíbula são mais difíceis, mas ainda assim passíveis de serem realizadas. Dispomos de materiais e técnicas cirúrgicas que apresentam resultados excelentes nesse tipo de reconstrução.

Immediate-Loaded-Dental-Implants-thumb-2

Implantes de carga imediata são aqueles que recebem uma coroa dentária provisória no momento da instalação do implante, e às vezes, pode até ser feito no momento da realização da extração do dente que será perdido. Isso irá depender das condições do local de instalação do implante.

Você já ouviu falar em implantes de carga imediata?

Quando as condições do paciente permitem, os implantes dentários podem ser reabilitados, ou seja, receber uma prótese no mesmo momento, até mesmo no momento da extração do dente.

 

Esse procedimento é chamado de carga imediata e apresenta resultados bastante favoráveis quando bem indicado e executado, reduzindo o tempo do início do tratamento até a reabilitação final.

Quer saber um pouco mais sobre o implante dentário?

A cirurgia de implante dentário é um procedimento que substitui as raízes dos dentes por peças metálicas, semelhantes a parafusos, e substitui os dentes danificados ou ausentes por dentes artificiais que se parecem e funcionam muito como os reais.

 

A cirurgia de implante dentário pode oferecer uma alternativa bem-vinda às dentaduras ou pontes que não se encaixam bem e pode oferecer uma opção quando a falta de raízes naturais dos dentes não permitir a construção de substituições de dentaduras ou pontes.


Como a cirurgia de implante dentário é realizada depende do tipo de implante e da condição do osso. A cirurgia de implante dentário pode envolver vários procedimentos. O principal benefício dos implantes é o suporte sólido para os novos dentes - um processo que requer que o osso se cure firmemente ao redor do implante. Como essa cicatrização óssea requer tempo, o processo pode levar muitos meses.

Por que os implantes dentários são instalados?

Os implantes dentários são colocados cirurgicamente no seu maxilar, onde servem como as raízes dos dentes ausentes. Como o titânio dos implantes se funde com o osso da mandíbula, os implantes não escorregam, produzem ruído ou causam danos aos ossos da maneira que pontes ou dentaduras fixas podem causar. Os materiais não se deterioram como os dentes naturais, e quando bem cuidados podem permanecer por décadas na boca.

Para quem serve o implante dental?

  • Quem tem um ou mais dentes ausentes

  • Tenha um maxilar que atingiu o crescimento total

  • Possui osso adequado para fixar os implantes ou pode receber enxerto ósseo

  • Ter tecidos orais saudáveis

  • Não possui condições de saúde que afetem a cicatrização óssea

  • São incapazes ou não querem usar dentaduras

  • Deseja melhorar sua fala e mastigação

Quais os riscos dos implantes dentários?

Como qualquer cirurgia, a cirurgia de implante dentário apresenta alguns riscos à saúde. Os problemas são raros e, quando ocorrem, geralmente são menores e facilmente tratados. Os riscos incluem:

 

  • Infecção no local do implante

  • Lesões ou danos nas estruturas circundantes, como outros dentes ou vasos sanguíneos e podem deixar marcas roxas na face

  • Danos nos nervos, que podem causar dor, dormência ou formigamento nos dentes, gengivas, lábios ou queixo naturais

Como se preparar para a cirurgia de instalação de implantes dentários?

No INCOM você será orientado de todo o processo e de como deverá se cuidar no pós-operatório. O processo de planejamento de implantes dentários pode envolver uma variedade de especialistas, mas seu cirurgião saberá guia-los em todo o processo. 
Como os implantes dentários exigem um ou mais procedimentos cirúrgicos, você deve ter uma avaliação pré-operatória completa para se preparar para o processo, incluindo:

 

  • Exame odontológico abrangente. Você pode fazer radiografias dentárias e imagens 3D e ter modelos feitos com os dentes e a mandíbula.Plano de tratamento. Adaptado à sua situação, esse plano leva em consideração fatores como quantos dentes você precisa substituir e a condição do seu maxilar e dos dentes restantes.

  • Revisão do seu histórico médico. Informe o seu médico sobre quaisquer condições médicas e medicamentos que você toma, incluindo medicamentos prescritos e vendidos sem receita e suplementos. Se você tiver certas doenças cardíacas ou implantes ortopédicos, seu médico poderá prescrever antibióticos antes da cirurgia para ajudar a prevenir a infecção.

  • Para controlar a dor e o inchaço, as opções de anestesia durante a cirurgia incluem anestesia local, sedação ou anestesia geral. No momento da sua avaliação nós do INCOM saberemos orientá-lo sobre a melhor escolha e as vantagens de cada técnica. Nossa equipe de atendimento odontológico o instruirá sobre como comer e beber antes da cirurgia, dependendo do tipo de anestesia que você irá ser submetida. Se você estiver recebendo sedação ou anestesia geral, planeje que alguém o leve para casa após a cirurgia e espere descansar pelo resto do dia.

O que você pode esperar do seu procedimento?


A cirurgia de implante dentário geralmente é uma cirurgia ambulatorial realizada em estágios, com tempo de cicatrização entre os procedimentos. O processo de colocação de um implante dentário envolve várias etapas, incluindo:

 

  • Remoção de dente estragado

  • Preparação do osso (enxerto), quando necessário

  • Colocação do implante dental propriamente dito

  • Crescimento e cicatrização óssea

  • Colocação do cicatrizador

  • Colocação de dente artificial


Todo o processo pode levar muitos meses do início ao fim. Grande parte desse tempo é dedicada à cura e à espera do crescimento de novo osso na mandíbula. Dependendo da sua situação, do procedimento específico realizado ou dos materiais utilizados, algumas etapas podem às vezes ser combinadas. Em outras situações, quando as condições são favoráveis, você pode sair com um dente no local no mesmo dia.

Enxerto ósseo para implantes dentários


Se o seu maxilar não tiver altura ou largura suficiente, você poderá precisar de enxerto ósseo antes de poder fazer uma cirurgia de implante dentário. Como no INCOM trabalhamos majoritariamente com cirurgia guiada, muitas vezes conseguimos evitar enxertos ósseos devido a precisão com a qual instalamos implantes. 


Existem vários materiais de enxerto ósseo que podem ser usados para reconstruir um osso da mandíbula ou maxila. As opções podem incluir um enxerto ósseo natural, como de outro local do corpo, ou um enxerto ósseo sintético, como material substituto ósseo que pode fornecer estruturas de suporte para o novo crescimento ósseo. Nós do INCOM saberemos te indicar qual a melhor situação.


Pode levar vários meses para o novo osso crescer e amadurecer no local, atingindo a consistência suficiente para suportar um implante dentário. Em alguns casos, você pode precisar apenas de enxertos ósseos menores, o que pode ser feito ao mesmo tempo que a cirurgia do implante. A condição do seu maxilar determina como você proceder.

Como é a instalação do implante dentário?

Durante a cirurgia para colocar o implante dentário, o cirurgião faz um corte para abrir a gengiva e expor o osso. Os furos são perfurados no osso onde o parafuso do implante dentário será colocado. Como o implante servirá como raiz do dente, ele é implantado profundamente no osso.


Com o advento da cirurgia guiada e dependendo das condições do local da instalação do implante, no INCOM podemos realizar uma cirurgia sem corte na gengiva, chamada de “flapless”, esse procedimento torna a cirurgia de instalação do implante ainda menos traumática. 


Nesse ponto, você ainda terá uma lacuna na qual seu dente está faltando. Um tipo de prótese parcial e temporária pode ser colocada para a aparência, se necessário. Você pode remover esta prótese para limpeza e enquanto dorme.

Como funciona a espera do crescimento ósseo e integração do implante?

Depois que o implante de metal é colocado no seu maxilar, a osseointegração começa. Durante esse processo, o osso cresce e se une à superfície do implante dentário. Esse processo, que pode levar vários meses e ajuda a fornecer uma base sólida para o seu novo dente artificial - assim como as raízes fazem para os dentes naturais.

Colocação dos pilares

Quando o implante estiver colado ao osso, você poderá precisar de uma cirurgia adicional para colocar o cicatrizador ou pilar - a peça em que a coroa será anexada. Essa pequena cirurgia geralmente é realizada com anestesia local em regime ambulatorial.


Nesse procedimento, seu cirurgião reabre sua gengiva para expor o implante dentário e o cicatrizador ou pilar é parafusado a ele. O tecido gengival é então fechado ao redor, mas não ao longo, do pilar para permitir a cicatrização em torno dele. 


Em alguns casos, o pilar é fixado no momento da cirurgia de instalação do implante, isso significa que você não precisará de uma etapa cirúrgica extra. Como o pilar se projeta além da linha da gengiva, no entanto, é visível quando você abre a boca - e será assim até o dentista concluir a prótese dentária. 


Após a colocação do pilar, suas gengivas devem cicatrizar por cerca de duas semanas antes que o dente artificial possa ser fixado.


Escolhendo seus novos dentes artificiais


Depois que a gengiva sarar, você terá mais impressões da boca e dos dentes restantes. Essas impressões são usadas para fazer a coroa - seu dente artificial de aparência realista. A coroa não pode ser colocada até que o maxilar esteja forte o suficiente para suportar o uso do novo dente.


Você e nós da INCOM iremos escolher em conjunto os dentes artificiais removíveis, fixos ou uma combinação de ambos:

 

  • Removível. Menos comum e mais indicado em pessoas de idade avançada que não conseguem fazer uma boa higiene do local. Esse tipo é semelhante a uma prótese removível convencional e pode ser uma prótese parcial ou total. Ele contém dentes brancos artificiais cercados por uma gengiva rosa. Ele é montado em uma estrutura de metal conectada ao pilar do implante e se encaixa firmemente no lugar. Pode ser facilmente removido para reparo ou limpeza diária.

  • Fixo. Nesse tipo, um dente artificial é permanentemente parafusado ou cimentado em um pilar de implante individual. Você não pode remover o dente para limpeza ou durante o sono. Na maioria das vezes, cada coroa é anexada ao seu próprio implante dentário. No entanto, como os implantes são excepcionalmente fortes, vários dentes podem ser substituídos por um implante se forem unidos.


Cuidados após o procedimento cirúrgico

Caso você tenha sido submetido a cirurgia de implante dentário em um estágio ou em vários estágios, poderá experimentar alguns dos desconfortos típicos associados a qualquer tipo de cirurgia odontológica, como:

 

  • Inchaço das gengivas e do rosto

  • Hematomas na pele e gengivas

  • Dor no local do implante

  • Sangramento menor


No entanto, você não precisa se preocupar com isso, pois nós do INCOM iremos orientar e medicar você para minimizar todas essas situações desagradáveis. Você pode precisar de analgésicos ou antibióticos após a cirurgia de implante dentário.  Após cada estágio da cirurgia, você pode precisar comer alimentos macios enquanto o local da cirurgia cicatriza.


Resultados


A maioria dos implantes dentários é bem-sucedida. Às vezes, no entanto, o osso não consegue se fundir suficientemente ao implante de metal. Fumar, por exemplo, pode contribuir para falhas e complicações no implante.


Se o osso não se fundir suficientemente, o implante é removido, o osso é limpo e você pode tentar o procedimento novamente em cerca de três meses.


Você pode ajudar seus implantes dentários - e os dentes naturais restantes - a durarem mais quando:

 

  • Realiza uma excelente higiene bucal. Assim como acontece com os dentes naturais, mantenha os implantes, os dentes artificiais e o tecido gengival limpos. Escovas especialmente projetadas, como uma escova interdental que desliza entre os dentes, podem ajudar a limpar os cantos e recantos ao redor dos dentes, gengivas e implantes metálicos.

  • Consulte seu dentista regularmente. Você precisará retornar no INCOM periodicamente para fazer a manutenção e limpeza dos implantes. Mantenha essas consultas rotineiras para garantir a saúde e o funcionamento adequado de seus implantes e siga os conselhos de limpeza profissional.

  • Evite hábitos prejudiciais. Não mastigue itens duros, como gelo e balas, que podem quebrar suas coroas - ou os dentes naturais. Evite produtos com tabaco e cafeína que mancham os dentes.

 

Implante dentário em Belém

Se você está precisando reabilitar sua boca repondo um ou mais dentes perdidos não perca a oportunidade de ser avaliado pela nossa equipe do INCOM. Aqui você será submetido a uma avaliação  cuidadosa e serão transmitidas todas as informações necessárias e possibilidades de tratamento para a tomada de decisão. Você será avaliado pelo Dr. André Ribeiro e terá todo o suporte necessário para realizar seu tratamento de forma humanizada e com todo o preparo técnico-científico que este  procedimento exige. No INCOM, trabalhamos com cirurgias minimamente invasivas e guiadas, resultando me menor trauma, menos desconforto e rápida recuperação.

Entre em contato conosco e agende a sua avaliação.