Buscar
  • Dr. Andre Ribeiro

Lente de contato dental: O que é? Como é feito?

Atualizado: Abr 16




A odontologia estética, tem encantado mais e mais pessoas não somente entre as celebridades, mas tornando-se acessível a toda a população. Um dos tratamentos que tem chamado bastante a atenção é a lente de contato dental, que tem como principal objetivo dar um novo formato aos dentes, alterando a sua cor e sua aparência estética dentária.


Conheça a lente de contato dental


A lente de contato dental ou facetas cerâmicas dentárias ultrafinas trata os defeitos de forma e coloração, como dentes curtos, desgastados, manchados ou curvas de sorriso invertido, fraturas, diastemas e até mesmo aumentar o tamanho dos dentes, entre outros, podem


ser reparados e assim devolver o sorriso perfeito.



As lentes de contato dentária podem ser construídas a partir lente de contato dental cerâmica ou as lentes de contato em resina. As lentes de contato dentárias são conhecidas por ser uma estrutura superfina, assemelhando-se às lentes de contato oculares.


Como é realizada a lente de contato dental?



A lente de contato dental é realizada geralmente em três etapas, na primeira o dentista realiza uma análise na arcada dentária do paciente, através de fotos. O dentista escolhe a cor dos dentes junto com o paciente, o dente é então preparado e enviado para confecção das lentes de contato dentarias para um técnico em laboratório.


Assim, na segunda etapa, o dentista realiza a confecção do material montado e por último o paciente coloca as lentes já prontas.


Quem pode realizar o procedimento de lente de contato dental?


Entretanto, existem algumas contraindicações relativas para a colocação de lente de contato dental, como é o caso dos pacientes com dentes com grande destruição, lesões cariosas, péssima higiene bucal, bruxismo, entre outros.



Lente de contato em cerâmica X lente de contato em resina


As lentes de contato, podem ou não requerer um preparo prévio do dente, dependendo do material que for utilizado. De forma geral, as lentes de contato dental possuem materiais de espessura fina com compatibilidade com os dentes naturais, podem mudar a aparência do sorriso de acordo com o objetivo do paciente e são colocadas na parte externa dos dentes, elas podem ajudar no alinhamento dos dentes do paciente, alterar a cor, alterar o formato do sorriso e esconder imperfeições.


Como é a lente de contato em resina?


A lente de contato em resina é muito utilizada para a realização de tratamentos estéticos rápidos, podendo ser realizadas em uma visita única ao profissional. Tem a vantagem de não desgastar muito o dente quando ela está sendo colocada e possuem um custo mais baixo.


Além disso, ela pode ser aplicada para pequenas melhorias no formato do dente como clareamento da cor, dentes trincados e dentes quebrados e outros.


Entre as desvantagens, a resina é um material menos resistente que a cerâmica, e por isso dura menos. A resina sofre mais que a cerâmica com a exposição aos diversos agentes na boca e sua durabilidade é estimada em 2 anos, podendo variar de acordo com os hábitos alimentares e cuidados do paciente. É fundamental que o paciente tenha uma rotina de manutenção periódica com seu dentista para aumentar a sua durabilidade.


O que é a lente de contato em cerâmica?


A cerâmica é o material ideal para reposição ou remodelação dos dentes até o momento. A cerâmica possui a resistência, estética, translucidez e polimento ideais, conferindo o melhor resultado estético e durabilidade dentre os materiais disponíveis no mercado. As lentes de contato cerâmicas, requerem um preparo prévio do dente, sendo realizado um desgaste muito pequeno da superfície do esmalte dentário que irá receber a lente de contato. As lentes de contato são muito utilizadas para realizar transformações marcantes nos dentes dentre elas a mudança de formato, alinhamento, fechar os espaços, clareamento e outros.


Como desvantagens das lentes de contato em cerâmicas, pode-se citar a necessidade desse pequeno preparo (desgaste) do dente e um custo relativamente mais alto em relação às lentes em resina.



A Dra. Naama Alves, é especialista em dentística e odontologia estética do INCOM, ela diz que ambas as técnicas têm suas indicações e que seus objetivos e cuidados devem ser muito bem esclarecidos antes do tratamento. Um tratamento desse mal executado ou planejado pode resultar em sérios problemas para o paciente, gerando sequelas permanentes. Na empolgação de uma solução imediata e transformação do sorriso, o paciente pode ser induzido a um tratamento dispendioso que a longo prazo poderá resultar em uma série de problemas.


Segundo a Dra. Naama, é imprescindível que o paciente seja alertado sobre os potenciais riscos do tratamento e que o paciente seja adequadamente preparado para este tipo de tratamento. Afinal de contas, nós queremos que esse sorriso perfeito permaneça por toda a vida. Querendo saber mais, o INCOM – Instituto de Cirurgia Oral e Maxilofacial estará à sua disposição para melhor orientá-lo.

4 visualizações0 comentário